Orgulho Paralímpico

"Apesar de você, amanhã há de ser outro dia." Não foi essa trilha brasileira que embalou a festa de encerramento das Paralímpiadas de Londres, mas podia ter sido. Mesmo com toda falta de acessibilidade, respeito e reconhecimento ao valor das pessoas com deficiência que encaramos no Brasil, os para-atletas deram um show. A meta de alcançar o sétimo lugar no quadro de medalhas foi alcançado, superando um bocado o desempenho dos atletas olímpicos.  43 medalhas, sendo 21 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze contra 17 medalhas nas Olimpíadas e um 22º lugar no quadro de medalhas.
Comparar é chato, mas para mim é inevitável, desculpa. Afinal, no que diz respeito às qualidades inerentes a um bom atleta, os para-atletas são semelhantes aos demais. Muito treino, garra, determinação, esforço e nem tanto reconhecimento. Em terra de endeusamento de "Neymares" quantos atletas olímpicos se vê estampados em campanhas publicitárias? E paralímpicos? 
Numa nação em que estamos, a todo momento, nos diminuindo, nos envergonhando de nossas escolhas e representantes, por que não investir na beleza daqueles que, enfrentando todas as dificuldades que é ser pessoa com deficiência no Brasil, honram seu país? As paralimpíadas terminaram e já já grande parte das pessoas se esquece desses feitos tão admiráveis. O modelo de normalidade se impõe e não veremos nossos atletas em comerciais, entrevistas, campanhas. Como se eles, por serem diferentes, não fossem capazes de nos representar, ainda que as qualidades que eles demonstraram sejam justamente aquelas que o país está precisando para se sentir um pouco melhor ao se olhar no espelho: perseverança, ousadia, determinação e competência. 
Espero muito que nossas crianças entrem em contato com esses exemplos, podendo se espelhar neles, até mesmo como uma forma de trazer à tona a necessidade de se respeitar e enxergar como igual cidadão, com seus direitos e deveres.  Aprender a olhar de perto e bem mais frequentemente estes grandes homens e mulheres com deficiência, que não estão cobertos de ouro nem estão debaixo dos holofotes do mundo, mas tem trazido para nós muito mais alegrias e um sentimento que pode, sim, dar certo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Movendo